A Graduação em Física Médica no Brasil
Tabela 1- Imagem da tabela com as universidades e as matérias especificas abordadas em cada universidade (para maior visualização clique na tabela).
As disciplinas específicas mais freqüentes (Gráfico 1) em seus currículos são: Proteção Radiológica (91%), Física da Radioterapia (83%), Física do Radiodiagnóstico (58%), Física das Radiações (50%), Laboratório de Física Médica (41%), Efeitos Biológicos (33%), Processamento de Imagens Médicas (33%) e Radiobiologia (33%).
Gráfico 1: Porcentagem das matérias mais abordadas.
Pessoal, o curso de Física Médica da Unesp é em Botucatu, e não Sorocaba...
ResponderExcluirObrigada Paulo, já está arrumada a informação.
ResponderExcluirNa verdade, esse levantamento deveria ser feito pela ementa de cada disciplina. As disciplinas da UFRJ denominadas "Estágio do IRD, Estágio do IEN", etc, tem uma carga horária extensiva e abrangem os tópicos de Dosimetria das Radiações Ionizantes, Experimentos em Dosimetria das Radiações Ionizantes, Física da Radioterapia, etc, etc.
ResponderExcluirO que quero dizer é que o estudo não deveria se basear no nome das disciplinas, mas sim nos tópicos mais comuns que são abordados em suas ementas.
ainda esta em sorocaba na tabela
ResponderExcluirEstou seguindo o blog de vcs, sou professora de radiologia e muitas vezes dou aula de física e as vezes me surgem dúvidas ou falta de conteúdo para dar aula esse blog é perfeito, claro que sempre citarei vocês em minhas aulas na bibliografia, beijos
ResponderExcluirOlá, fui aluna da USP Ribeirão e posso afirmar que em nosso currículo existem disciplinas que não estão marcadas com "ok" na tabela 1. Para acessar a grade curricular do curso: https://uspdigital.usp.br/jupiterweb/listarGradeCurricular?codcg=59&codcur=59040&codhab=4&tipo=N
ResponderExcluirOla , pessoal moro em botucatu (do lado da unesp) e estava pensando em fazer fisica medica , mais nunca me dei bem com fisica na escola , não é que eu nao gosto , é porque eu nunca prestei muita atenção nessa materia , sera que é bom eu fazer ? ganha bem ?
ResponderExcluirestou em duvida, faço física medica na Unesp ou na USP??qual curso é mais bem visto no mercado? Na unesp é integral e na usp só tem noturno, duvida enorme.
ResponderExcluirSei que esse blog não é atualizado, mas gostaria de atentar para quem está passando e vendo os comentários: há várias matérias que são oferecidas pelo curso de Física Médica da UNICAMP que não estão marcadas. Você pode checar a grade curricular do curso aqui: http://www.dac.unicamp.br/sistemas/catalogos/grad/catalogo2012/curriculoPleno/cp4.html. Lembrando que na UNICAMP o curso de física médica é tratado como uma ênfase do curso de física, e, portanto, tem o mesmo código de curso e matérias em comum, porém, com matérias específicas (muitas das quais não estão marcadas na tabela!).
ResponderExcluirTem disciplinas que compõem a estrutura curricular do curso na UNESP que não estao assinaladas
ResponderExcluir