domingo, 22 de maio de 2011

Levantamento Estatistico de Disciplinas Especificas de Física Médica

A Graduação em Física Médica no Brasil

O Brasil atualmente possui pelo menos doze universidades que oferecem graduação em Física Médica, sendo elas : PUC-SP, PUC-RS,  USP (Ribeirão Preto), Unesp (Botucatu), Unifra, UFS,  UFRJ,  FTESM, Unicamp,  UFU, Unicap e FURG. Levantou-se os curriculos propostos por essas universidades e as disciplinas especificas destas (v. na Tabela 1).

Tabela 1- Imagem da tabela com as universidades e as matérias especificas abordadas em cada universidade (para maior visualização clique na tabela).
tabela disciplinas especificas
 
As disciplinas específicas mais freqüentes (Gráfico 1) em seus currículos são: Proteção Radiológica (91%), Física da Radioterapia (83%), Física do Radiodiagnóstico (58%), Física das Radiações (50%), Laboratório de Física Médica (41%), Efeitos Biológicos (33%), Processamento de Imagens Médicas (33%) e Radiobiologia (33%).


 
Gráfico 1: Porcentagem das matérias mais abordadas.
image

10 comentários:

  1. Pessoal, o curso de Física Médica da Unesp é em Botucatu, e não Sorocaba...

    ResponderExcluir
  2. Obrigada Paulo, já está arrumada a informação.

    ResponderExcluir
  3. Na verdade, esse levantamento deveria ser feito pela ementa de cada disciplina. As disciplinas da UFRJ denominadas "Estágio do IRD, Estágio do IEN", etc, tem uma carga horária extensiva e abrangem os tópicos de Dosimetria das Radiações Ionizantes, Experimentos em Dosimetria das Radiações Ionizantes, Física da Radioterapia, etc, etc.

    O que quero dizer é que o estudo não deveria se basear no nome das disciplinas, mas sim nos tópicos mais comuns que são abordados em suas ementas.

    ResponderExcluir
  4. ainda esta em sorocaba na tabela

    ResponderExcluir
  5. Estou seguindo o blog de vcs, sou professora de radiologia e muitas vezes dou aula de física e as vezes me surgem dúvidas ou falta de conteúdo para dar aula esse blog é perfeito, claro que sempre citarei vocês em minhas aulas na bibliografia, beijos

    ResponderExcluir
  6. Olá, fui aluna da USP Ribeirão e posso afirmar que em nosso currículo existem disciplinas que não estão marcadas com "ok" na tabela 1. Para acessar a grade curricular do curso: https://uspdigital.usp.br/jupiterweb/listarGradeCurricular?codcg=59&codcur=59040&codhab=4&tipo=N

    ResponderExcluir
  7. Ola , pessoal moro em botucatu (do lado da unesp) e estava pensando em fazer fisica medica , mais nunca me dei bem com fisica na escola , não é que eu nao gosto , é porque eu nunca prestei muita atenção nessa materia , sera que é bom eu fazer ? ganha bem ?

    ResponderExcluir
  8. estou em duvida, faço física medica na Unesp ou na USP??qual curso é mais bem visto no mercado? Na unesp é integral e na usp só tem noturno, duvida enorme.

    ResponderExcluir
  9. Sei que esse blog não é atualizado, mas gostaria de atentar para quem está passando e vendo os comentários: há várias matérias que são oferecidas pelo curso de Física Médica da UNICAMP que não estão marcadas. Você pode checar a grade curricular do curso aqui: http://www.dac.unicamp.br/sistemas/catalogos/grad/catalogo2012/curriculoPleno/cp4.html. Lembrando que na UNICAMP o curso de física médica é tratado como uma ênfase do curso de física, e, portanto, tem o mesmo código de curso e matérias em comum, porém, com matérias específicas (muitas das quais não estão marcadas na tabela!).

    ResponderExcluir
  10. Tem disciplinas que compõem a estrutura curricular do curso na UNESP que não estao assinaladas

    ResponderExcluir