Podemos ter uma ideia do mercado potencial de trabalho de Física Médica no Brasil, considerando as áreas tradicionais, através dos seguintes números:
-200 Serviços de Medicina Nuclear;
-18 000 equipamentos de radiognósticos médicos;
-Milhares de equipamentos de raios X odontológicos;
-215 centros de Radioterapia no país.
No país novas normas de operação e controle do serviço estão sendo implementadas, o que resulta em um aumento das oportunidades do trabalho para físicos médicos tanto na área empresarial como na área clinica. Em radioterapia há carência de físicos por falta de cursos de especialização na área. Em Radiologia e Medicina Nuclear os programas de especialização são praticamente inexistentes. A Associação Brasileira de Física Médica (ABFM) vem estimulando a formação e a execução de programas de residência multidisciplinar em Física Médica nos hospitais.
Por outro lado aos profissionais que atuam no campo da física médica a ABFM concede o título de Especialista nas três especialidades tradicionais de atuação do físico médico. Para conseguir esse título de especialista é necessário ser Bacharel, Licenciado, Mestre ou Doutor em Física ou Física Médica,
ter experiência em Física Médica na área específica, conforme critérios de experiência mínima e estar exercendo ou ter exercido atividades regulares na área nos últimos dois anos. Nas provas de título serão exigidos os seguintes temas:
1) Instrumentação e controle de qualidade
2) Dosimetria
3) Imagens e processamento de sinais
4) Proteção Radiológica
5) Anatomia, fisiologia e radiobiologia
RADIODIAGNÓSTICO:
1) Processamento de imagens
2) Dosimetria e técnicas especiais
3) Controle de qualidade
4) Proteção Radiológica
5) Anatomia, fisiologia e radiologia básica
RADIOTERAPIA:
1) Planejamento de tratamento
2) Dosimetria e controle de qualidade
3) Braquiterapia
4) Proteção Radiológica
5) Anatomia, fisiologia e radiobiologia
O Brasil possui graduação em Física Médica nas seguintes universidades: PUC-SP, PUC-RS, USP Ribeirão Preto, Unesp Botucatu, Unifra, UFS, UFRJ, FTESM, Unifeb Barretos e Unicamp. Nestas universidades as disciplinas especificas mais abordadas em comum são: Proteção Radiológica, Radiobiologia, Física das Radiações, Laboratório de Física Médica, Física da Radioterapia e Física do Radiodiagnóstico.
Referências
Sociedade Brasileira de Física -www.sbfisica.org.br/v1/arquivos_diversos/4CNCTeI/medica.pdf (acessado em 05/05/2010)
Associação Brasileira de Física Médica - http://www.abfm.org.br/nabfm (acessado em 05/05/20100)
Thaís
ResponderExcluirUnesp de Botucatu
e a primeira turma se formando em 2011 Unifeb- Barretos
Renan Noronha
Olá Renan Noronha,
ResponderExcluirMuito obrigada pela sua informação, já foi alterada a postagem corrigindo sobre a Unesp e adicionando sobre a Unifeb,
Thaís